AAPPCER – Associação dos Pequenos Produtores do Cerrado promoveu a terceiraedição do Concurso de Qualidade de Café Fairtrade(Comércio Justo). Foram 28 amostras inscritas, com avaliação sensorial eauditoria pela Savassi Certificação. O resultado do concurso foi apresentado nodia 05 de outubro, dentro da programação do 25º Seminário do Café da Região doCerrado Mineiro.
Oscinco primeiros colocados foram premiados com valores entre R$ 10mil a R$ 6mil,com micro lotes de 5 sacas. A classificação dos primeiros colocados é:
1º lugar – Edieni de Silveira Silva – Fazenda N. S. da Abadia
2ºlugar – Cleber Antônio Rossini – Fazenda Chapadãode Ferro
3ºlugar – Ernestino da Cunha – Fazenda Serra Negra
4ºlugar – Oscar Antônio da Silva – Fazenda Lago Azul
5ºlugar – Adriano Rogério da Silva – Fazenda SantoAntônio
FAIRTRADE (COMÉRCIO JUSTO)
Fairtrade (comércio justo) é um dos pilares dasustentabilidade econômica e ecológica. Trata-se de um movimento social e umamodalidade de comércio internacional que busca o estabelecimento de preçosjustos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas,promovendo o encontro de produtores responsáveis com consumidores éticos.
Em2010, a Appcer foi criada por pequenos produtores de café na região dePatrocínio, no Cerrado Mineiro, com intuito de acessarem o comércio justo. Oprojeto deu certo, desde então já comercializaram cafés para Estados Unidos,Europa e Japão.
Paraobterem o selo Fairtrade osprodutores associados à Appcer cumprem todas as exigências necessárias quanto àsleis ambientais, de produção, melhorias na qualidade de vida e gestãoparticipativa. Todas as decisões na entidade são aprovadas em assembleia anual.
Tags: appcer, concurso, qualidade, fairtrade, patrocinio
| Comentários (1)
| Última atualização em 9 Feb, 2018