No dia 04/09, produtores da Appcer participaram de um treinamento de classificação física e sensorial de cafés. Foram aulas teóricas e práticas para que pudessem conhecer melhor as características e metodologia de avaliação e escolha de grãos de qualidade. Assim, estes produtores poderão selecionar melhor a própria produção, na busca de uma valorização superior.
Para a associada Edlayne Regina de Mendonça Melo, esposa do Jair Antônio de Melo, o curso foi enriquecedor. “Adorei o curso e com certeza só nos enriquece tanta informação boa! Os instrutores de muita eficiência passando com clareza cada dúvida que tínhamos”, compartilha. Ela e o esposo têm uma pequena propriedade no Assentamento Nova Aliança, onde além dos 3 ha de café, desenvolvem pecuária leiteira.
Para Carlos Fardin Nunes, apesar da carga horária do curso ser bem objetiva, foi proveitoso o conhecimento. “Acredito que tudo que aprendemos independente do tempo só vem a agregar. Conhecimento nunca é demais e só nos enriquece”, afirma o associado. “Mais conhecimento ao público Appcer”, expressou Paulo Castro.
O encontro aconteceu na Fazenda Experimental da Epamig, em Patrocínio, com orientação da Savassi Certificação e Agronegócio. Esta foi mais uma fase do Cluster de Qualidade, um projeto executado pela Fundaccer Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro, viabilizado pelo SEBRAE. O projeto tem por objetivo capacitar os produtores para que possam melhorar a qualidade final do café que produzem.
Foto Federação dos Cafeicultores do Cerrado